A história da festa

A Festa das Rosas é um evento que marca a história de Sapiranga como a Cidade das Rosas. Tanto o título como a festa surgiram há mais de meio século, na década de 60, tendo origem nos canteiros e jardins de rosas que se destacavam na cidade, uma herança da cultura alemă de cultivar flores para embelezar as residências.

Em 1964, após a realização do concurso dos mais belos jardins, buquês e chá dançante promovido pelo Lions Clube, o Município resolveu, juntamente com a comunidade, oficializar a festa.

A primeira edição oficial foi em outubro de 1965, já contando com a eleição da rainha e princesas. A festa vai se desenvolvendo, dando espaço à mostra industrial, a desfiles na avenida, shows e à gastronomia típica da região para atrair visitantes. Na década de 1970 o evento passa a ser realizado de dois em dois anos até 1986, quando é decidido o seu cancelamento. Em 1997, com a união da Prefeitura e comunidade, a Festa das Rosas é retomada com força, chegando aos dias de hoje como o evento que marca Sapiranga como a Cidade das Rosas em uma festa realmente popular.

Em 2025, a Festa das Rosas é uma realização da Prefeitura de Sapiranga e da Associação dos Amigos da Festa das Rosas -Amirosas. O resultado dessa parceria é uma festa única, plural e democrática. Em suas 38 edições recebemos pessoas dos quatro cantos do estado que puderam vivenciar um pouco da cultura e tradição da Cidade das Rosas.